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Arquitetos: JASPER ARCHITECTS
- Área: 62700 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Nils Koenning, Hans-Georg Esch
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Fabricantes: APP, Knauf, Lindner, Siemens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, a JASPER ARCHITECTS venceu o concurso organizado pela SIGNA, a maior empresa imobiliária privada da Áustria, para uma reformulação geral do antigo centro comercial "Centrum Warenhaus" da RDA, construído em 1979. A tarefa do concurso era apresentar um conceito para transformar este enorme bloco de construção quadrado de 80m x 80m em um espaço de escritórios utilizável para a era digital.
A antiga loja de departamentos foi originalmente concebida como um edifício introvertido sem aberturas para o exterior. Esse princípio teve de ser invertido: a situação da luz do dia no interior era um grande desafio. A ideia apresentada no concurso pela JASPER ARCHITECTS foi cortar prismas de forma triangular em cada lado do edifício quadrado para inundar o interior de luz natural e, com isso, liberar a maciça geometria monolítica. Esses "vazios" redefinem totalmente a presença urbana do edifício, aumentando o volume nos quatro lados.
“As dimensões do UP! eram muito familiares para nós: o edifício existente parecia uma extrusão monolítica de um quarteirão típico de Buenos Aires. Esses sempre confrontam os arquitetos com um desafio principal: como é tratada a questão da iluminação natural? Cortes de todos os tamanhos e formas são feitos na massa urbana e os regulamentos de planejamento urbano de diferentes épocas se sobrepõem - eles criam geometrias urbanas complexas que sempre surgem da mesma base quadrada do quarteirão. Para nós, isso foi uma inspiração para a proposta de UP!", afirmou Martin Jasper.
A área recortada foi recuperada com dois pavimentos acrescentados no topo da estrutura existente, além de um salão na cobertura e um amplo terraço panorâmico. Toda a fachada existente foi removida e o bloco foi reduzido ao seu esqueleto de concreto. Com enormes serras circulares, os vazios foram recortados na antiga estrutura.
O que restou foi uma malha regular de colunas de concreto subdividindo os andares a cada doze metros e quatro núcleos. Partes da história do edifício foram descobertas, décadas deixaram sua marca no concreto nu; antigas infraestruturas técnicas e vestígios enferrujados tornaram-se visíveis e foram mantidos. O encanto industrial rústico tornou-se uma tela para a nova era.
A fachada é composta por dois tipos de módulos: um módulo totalmente envidraçado e outro opaco com caixilhos integrados. Eles cobrem toda a fachada na proporção de três para um, proporcionando a quantidade de sombra necessária para a regulação da luz solar. Nos vazios, portas de vidro são integradas para dar acesso aos terraços. O antigo esqueleto é revelado aos transeuntes por trás do novo envoltório envidraçado, e o ambiente urbano pode ser vivenciado como uma visão panorâmica de todos os níveis.
Para organizar os vastos usos em diferentes zonas, os volumes das salas de reuniões e as paredes de vidro translúcido são distribuídos estrategicamente junto com os pisos. O conceito de cores do piso adiciona outra camada ao zoneamento, definindo áreas funcionais sem limites físicos. O que antes era um shopping center voltado para o interior foi reinventado como um centro voltado para o exterior fomentando produtividade, criatividade e comunhão.